Já são 6 presidentes em 2 anos sem a aprovação do PL 3501/2017

Pela 6ª vez em menos de 2 anos teremos um novo presidente à frente da Fundação Cecierj. Além do desrespeito com os servidores e com a população atendida pela Fundação, a troca de gestões configura a inabilidade do Governo de gerir uma das mais importantes instituições do Estado do Rio de Janeiro.

O SindCecierj está esperançoso pois a última gestão estava marcada pelo negacionismo, pela total falta de diálogo e pela paralisação da instituição. Iniciamos a campanha #MudaCecierj visando justamente esse momento. Desde então, agimos em diversas frentes, buscando chamar a atenção do atual governo, da Alerj e da sociedade para o que acontecia conosco. Celebramos, portanto, a mobilização dos servidores e das servidoras – que certamente fez diferença para esse momento.

O SindCecierj, como entidade representativa dos servidores e servidoras da Fundação, há tempos denuncia as mazelas das últimas gestões e reforça a importância de uma pessoa qualificada e de perfil acadêmico à frente da Fundação, que zele pelas prerrogativas dos servidores pensando principalmente na população – que é a mais afetada pelo desmonte do serviço público.

Por isso, lutamos pela aprovação do PL 3501/2017 para que indicações sem a devida qualificação não se repitam. O PL também garante a estabilidade de mandato para o presidente, que deve ser eleito com a participação do Conselho Superior da instituição. Um mandato fixo permite à gestão planejar a médio e longo prazo as ações ofertadas pela Fundação e seus atores. Dessa forma garantimos um processo mais democrático, empoderando e ouvindo a comunidade acadêmica.

Durante estes 2 anos presenciamos situações totalmente inadequadas a uma gestão séria e comprometida. A falta de diálogo com os servidores e as decisões unilaterais também se fizeram presentes. Combatemos o negacionismo e lutamos para que nossas pautas avançassem, mas sem diálogo é impossível negociar. Fomos obrigados a nos expor e voltar a trabalhar de forma presencial mesmo no pior momento da pandemia. Descaso pela vida!

Novamente temos o velho desafio de encarar um novo presidente indicado por esse governo. Nossas pautas permanecem as mesmas: progressão e promoção, auxílio-transporte e a reformulação de cargos e salários. Além disso, defendemos a vida, com a manutenção do Home Office para todos(as) enquanto não estivermos vacinados. Estas serão nossas bandeiras, independente de quem assumir a presidência da Fundação.

Estamos, como sempre, abertos a um diálogo que vise a construção de avanços institucionais, como a consolidação de nosso planejamento estratégico, a realização de um concurso público e a garantia de nossos direitos. Esperamos que a nova presidência mostre ser diferente da gestão que deixa a Fundação Cecierj, não ignorando a existência dos servidores, de nosso sindicato e de toda a nossa expertise como servidores do ERJ e da instituição.

O SindCecierj segue firme e atento!

Diretoria do SindCecierj

#JuntosSomosCecierj