Nota do SindCecierj – Campanha #MudaCecierj

• Considerando o conteúdo do Ofício / SINDCECIERJ / nº 05/ 2021,
  • Considerando a assembleia realizada no dia 19/02/2021 com expressiva participação dos servidores da instituição,
  • Considerando que a representação dos servidores tem sido sistematicamente ignorada,
  • Considerando a insatisfação de diversos atores que compõem não apenas o quadro permanente de servidores da Fundação Cecierj, mas profissionais com os mais diversos vínculos com a instituição,
  • Considerando a compreensão de que os quadros da atual gestão não demonstram o conhecimento necessário das políticas públicas desempenhadas pela Fundação Cecierj,

O SindCecierj vem, por meio desta nota, comunicar à sociedade fluminense que irá iniciar uma campanha solicitando a troca da gestão da Fundação Cecierj.

A atual gestão, iniciada em dezembro de 2020, tem marcado sua atuação pelo desinteresse na manutenção das políticas públicas que vêm dando certo nestes 55 anos de democratização e interiorização do acesso ao ensino superior público gratuito e de qualidade, com a oferta de curso pré-vestibular de alto nível em vários polos no Estado do Rio de Janeiro e com cursos de atualização para professores – especialmente da rede pública –, sem falar na Rede Ceja, de Educação de Jovens e Adultos, e nas ações de divulgação científica em nosso estado. Em todos esses campos, somos referência no Brasil. Vale lembrar que essas atividades atingem diretamente cerca de 200 mil pessoas.

A falta de qualificação dos nomeados para as funções, caracterizando talvez interesses escusos, a falta de diálogo com a representação dos servidores, o desrespeito ao estatuto da Fundação, os riscos para a plena continuidade da oferta de políticas públicas de qualidade para mais de 200.000 pessoas em nosso Estado e a defesa de nosso Projeto de Lei nº 3.501/17 (que visa estabelecer critérios para indicação da presidência via Conselho Superior da instituição), motivam a campanha #MudaCecierj.

Os servidores da Fundação Cecierj exigem seus direitos respeitados e demandam uma gestão que compreenda a realidade da atual pandemia, que respeite o conhecimento científico e a trajetória vitoriosa da instituição, aprimorando sua atuação em benefício de todo o povo fluminense.

#MudaCecierj

#JuntosSomosCecierj