O Sindicato dos Servidores da Fundação Cecierj completa 15 anos

Em 2023 o Sindicato dos Servidores da Fundação Cecierj completa 15 anos. O início dessa história se deu em 2008 quando um grupo de servidores se organizou pela primeira vez em Assembleia para discutir o plano de carreira e o concurso público. Seguindo os passos o grupo cresceu, se tornou uma Associação que deu vida ao SindCecierj.

A vitória do pleito da Associação pelo concurso rendeu frutos como a entrada de novos concursados fazendo este grupo crescer em 2014 com a entrada de novos amigos, assim a Associação virou Sindicado. Mas houve um intenso trabalho na formalização de ambos.

Diversas foram as lutas encabeçadas pelas gestões que estiveram a frente do Sindcecierj. A história da entidade é composta por grandes atores que lutaram por uma educação pública para todo o Rio de Janeiro.

Algumas conquistas importantes marcaram os 15 anos, como o Plano de Cargos e Salários, o concurso público de 2013, a luta pelo teletrabalho que ficou evidente durante a pandemia, a aprovação do PLC 49-A/2017, do PL 3501/2017, e muito mais.

Além de projetos de Lei, a luta por melhores condições de trabalho também é bandeira do Sindicato. A superação do assédio moral instalado em 2006, a reivindicação do ar condicionado, o vale transporte, vale alimentação, e as alterações da sede também marcaram a história. Internamente importantes conquistas também beneficiaram os associados e servidores, como o plano de saúde, o Gympass e convênios em parceria com a Assemperj e demais sindicatos.

Em âmbito estadual, a conquista dos servidores nos órgãos colegiados, o fortalecimento junto aos deputados e deputadas, a luta dos servidores em atos e galerias da Alerj, o ingresso em instituições de defesa dos servidores como Fosperj, a criação de portarias e acordos coletivos, e claro, a recomposição salarial.

Em 2021 conseguimos a carta sindical, importante vitória para a oficialização do SindCecierj.
Houveram lutas com a greve, paralisações e protestos, ações na justiça para garantir direitos e vitórias como a progressão e promoção, portarias em favor do servidor, criações de comissões como a de ética e muitas outras.

Nada vem de graça para os servidores da Fundação Cecierj que apesar de ser referência no serviço público tem dificuldades para serem valorizados.

O SindiCecierj hoje é mais que um sindicato, temos o papel de divulgar e fomentar a ciência e a tecnologia para a população do RJ.

Vamos relembrar essa história que merece ser comemorada! Nos próximos meses contaremos momentos importantes de nossa história e juntos vamos definir os próximos passos dos anos que virão. Vida longa ao SindCecierj!