Novas indicações, novos problemas

Dessa vez é a Vice-Presidência Científica da Fundação Cecierj!

A Vice-Presidência congrega projetos de divulgação científica, tendo impacto relevante por meio de projetos como a Caravana da Ciência, a Praça da Ciência, FECTI, Jovens Talentos FAPERJ, Cineclube Cecierj, além do Museu Ciência e Vida em Duque de Caxias, dentre outros.

Conforme ata oficial da reunião de apresentação do novo VP, o Sr. Roberto Velasco Kopp Junior, participaram da reunião a aquipe de servidores e terceirizados do Museu Ciência e Vida e servidores, terceirizados e bolsistas da Divulgação Científica em geral.

“Prof. Roberto iniciou apresentação falando sobre sua formação acadêmica e trajetória profissional, disse que tem experiência  voltada para a pesquisa e inovação e tem pouca experiência em Divulgação Científica.” Segundo os servidores, na realidade, foi dito que ele NÃO POSSUI experiência com divulgação científica.

Dentre outros anúncios, replicando a postura de decisões unilaterais da atual gestão, o novo VP declarou  que “sua ideia é alterar o nome atual da Vice-Presidência, passando para  Vice-Presidência  de Ciência, Tecnologia, Inovação e Pós-Graduação, ao fazer esta declaração foi alertado (…) que existe a Lei de criação da Fundação Cecierj e que esta alteração poderá ferir o estatuto da entidade, para que isso não ocorra, o estatuto será analisado para a tomada de decisão.”

Segundo os servidores da área, “parte considerável da reunião com o novo vice-presidente científico (VPC), o professor Roberto Kopp, foi tomada pelo corpo de servidores da divulgação científica tendo que defender, contra as assertivas em contrário do VPC, a validade de uso de dados científicos sobre a pandemia para nortear as ações da fundação, bem como para garantir o bem estar físico do professor Roberto, que pertence a um grupo de risco para a covid.” e que ainda foram comunicados de que a instituição está realizando um planejamento estratégico de forma totalmente unilateral, deturpando pauta histórica dos servidores que cobram que a instituição planeje suas ações de forma participativa.

O SindCecierj questiona a nomeação de pessoas que assumidamente não se adéquam às funções dos cargos para os quais são designadas ou não atendem às exigências estabelecidas no Estatuto da Fundação. Repudiamos, ainda, o negacionismo científico de alguém que ocupa um cargo fundamental para a ciência fluminense.

É mais uma demonstração da inadequação da atual gestão à realidade da Fundação Cecierj.

Pedimos seu apoio para o abaixo-assinado dos servidores e servidoras da Fundação Cecierj em conjunto com toda a comunidade impactada pelas políticas públicas da instituição: https://bit.ly/3lUx6PU

Mais que nunca, #MudaCecierj!

Diretoria do SindCecierj